Frase do Dia

Finalmente, uma Vitória em Camiões!!!!!!!!!

domingo, 2 de março de 2008

TransSiberian Raid 2008


TransSiberian Raid 2008

Depois do sucesso das anteriores edições do Dakar-Slot Porto, a Stop & Go retomou a organização de provas de todo-o-terreno com a realização do TransSiberian Raid 2008.
Desta feita, à espera dos concorrentes e respectivos jipes, pick-ups, buggies e camiões, não estavam os trilhos africanos, mas antes a neve e o gelo da Sibéria, na longa viagem Moscow-Irkutsk-Vladivostok.
A competição iniciou-se na noite de sexta-feira (dia 29) com as verificações e o prólogo, prosseguindo no sábado (dia 1) com as etapas cronometradas.
Vinte concorrentes responderam à chamada nas quatro classes em competição. De entre estes destaque para a simpática presença de 2 concorrentes do Pombal
Na classe T1, a mais competitiva, era grande a grande expectativa gerada em torno da estreia dos DSC Sultan, representados pelos fundadores Fernando Soares e Jorge Alves, e pelos clientes Afonso Cidrais e Francisco Bianchi. No prólogo Hugo Machado num Touareg Desert Slot da Milslot superiorizou-se, na frente de Jorge Alves e Fernando Soares e de um surpreendente António Dias, também ele num Touareg Desert Slot. Na prova, a armada da DSC não deu qualquer hipótese à concorrência sendo evidente para todos a facilidade com que ultrapassava o 2º troço em que estavam concentradas todas as dificuldades e armadilhas e onde em boa verdade o raid se decidiu em todas as classes. Afonso Cidrais depois de ter sido 4º na primeira etapa, venceu a classe e a geral do Raid após uma segunda etapa perfeita. Nos quatros primeiros lugares ficaram os DSC, com pequenas diferenças, ficando em 5º lugar Hugo Machado a quase um minuto de Cidrais, e a seguir Jorge V. Albuquerque (9.04.132) e António Dias (9.04.151) separados por milésimas!
Na classe T2, Francisco Bianchi num Touareg da Ninco venceu com alguma facilidade. Nos restantes posições do pódio ficaram Hugo Machado com mais 4 segundos e Afonso Cidrais a 23 segundos.
Na classe T3 venceu Afonso Cidrais. Jorge Gonçalves após uma 1ª etapa perfeita onde se destacou no primeiro lugar com 2 segundos de vantagem, teve uma 2ª etapa desastrosa caindo para um modesto 8º lugar. Prestação inversa teve Hugo Machado, que após uma péssima 1ª etapa, onde não foi além de um 9º lugar, recuperou até 3º após uma prestação de luxo. Em 2º lugar ficou Fernando Soares a 4 segundo do "Bob Marley". Destaque para o resultado de António Correia que numa prova regular e sem erros ficou em 5º lugar.
Nos camiões Fernando Soares teve o pássaro na mão (e na gaiola) e deixou-o fugir. Com Jorge Alves estreou os chassis Sultan XL com carroceria Fly. No prólogo Fernando Soares foi arrasador, fazendo um tempo entre os melhores dos jipes. Na prova, após uma 1ª etapa onde apenas se destacou por um segundo, apesar de ser manifestamente o mais rápido, fruto de penalizações, deitou tudo a perder na 2ª etapa com um desempenho desastrado no tal 2º troço técnico e trabalhoso. Quem aproveitou foi Francisco Bianchi com o bem conhecido camião da Bianchi Prata (1º Dakar-Slot Porto 07 e 1º RAID STOP & GO '07) que com a ausência de penalizações venceu com 9 segundos de vantagem. Destaque para o 3º lugar de André Costa num camião construido nas oficinas Stop & Go. O outro camião da DSC de Jorge Alves apesar de igual só era parecido, revelando muitos problemas de juventude ao ficar pronto no dia da prova. No futuro, camiões como os que conhecemos não voltam concerteza ao pódio.
Em resumo, uma excelente jornada de slot, num ambiente agradável, com três troços que a todos agradaram. o 1º e o 3º troço mais rápidos e ao estilo dos raid que se praticaram na Trofa e Coimbra e um 2º troço com características trialeiras e técnicas, para quem aprecia o slot TT.
Este 2º troço vai ficar montado mais algum tempo tal foi a insistência dos participantes, permitindo assim a evolução de conjuntos que não param de nascer.
Resultados já disponiveis no sitio http://www.stopandgo.web.pt/ .

Cronica de Francisco Bianchi

Sem comentários: