Frase do Dia

Finalmente, uma Vitória em Camiões!!!!!!!!!

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Como fazer um Clássico de Rally 1/24

Este foi um texto que mandei para o Slot Portugal em 2005, e que, apesar de desactualizado, ainda pode ter alguma utilidade:

Pretende este artigo, servir como um apoio para a construção de um Clássico 1/24 de Rally, e não como uma regra. Podem haver mil e uma maneiras de construir um modelo destes, esta é apenas mais uma.
Todos sabemos que em Portugal ainda não há esta classe em competições, mas existem pilotos (alguns até com provas feitas no Nacional de Espanha, Ex: Rui Magina, já por varias vezes referenciado na revista GSR) que têm este tipo de modelos prontos a correr, só a espera de mais aficionados para se justificar a criação desta classe em Portugal. Nos regulamentos das principais provas em Espanha, existem três classes:
WRC – Carroçarias de WRC, Chassi livre
Gr. A – Carroçarias de Carros de Rally 4X4, Chassi Clubman MRRC
Clássicos – Carroçarias de Carros Clássicos, com chassi Livre dentro dos comercializados pelas marcas de Slot (exs: Chassi 1/32, Clubman, Plafit, etc)
Como em Portugal é mais fácil encontrar chassis de escala 1/32, decidi começar por fazer um Clássico, também por ser esta a classe que mais me agrada. Para começar devemos escolher a carroçaria que mais nos agrada (para aqueles que só pensam em ganhar, devem escolher a carroçaria que lhes parece vencedora…)
Segundo os regulamentos os antigos automóveis de GRUPO B são clássicos, portanto os clássicos são carros fabricados ate 1986 (se calhar não era má ideia também pensarem nisto para 1/32).
Existem vários modelos de carros clássicos a venda em Kits (Tamiya, Hasegawa, Fujimi, Revell, Heller, etc), inicialmente não será ma ideia começar por um kit da Heller (são os + baratos, resistentes e fáceis de montar), assim se calhar mal, o prejuízo é menor.
Depois de termos escolhido a carroçaria devemos medir a distância entre eixos da mesma, para podermos escolher o chassi a usar. Eu pessoalmente acho que os chassis de camião da Fly são bastante indicados para este fim, assim como o chassi HRS da Slot.it também pode ser no caso de carros mais pequenos (exs: Renault 5, Lancia Stratos, Mini, Fiat Abarth, etc) Ainda antes de pintar-mos e decorar-mos a carroçaria devemos ajustar o chassi, convêm dizer que nesta classe só não é permitido alterar o apoio do motor e os suportes do eixo traseiro.
Se for necessário podemos cortar ou alongar o chassi para que este ajuste na perfeição na carroçaria. Outra coisa que convêm recordar é que a carroçaria deve encaixar no chassi através de parafusos para que se possa alterar a altura das Cavas das Rodas (asfalto – 0/2mm; terra – 4/7mm).
Para a escolha das jantes vamos ter que nos guiar pela medida das jantes do Kit, pode ser possível utilizar jnates de Plafit, ou de 1/32. As jantes devem levar 4 tampões iguais e incluir no seu interior os travões da maquete. No caso dos pneus pode-se usar borracha ou espuma, mas como os rallys são feitos em pista Ninco, e esta é bastante aderente, é aconselhável o uso de pneus de borracha, para evitar os capotanços característicos em modelos com a altura destes.
O diâmetro total do conjunto Jante/Pneu deve ser igual ao do Kit, com uma tolerância de +/- um milímetro. Não devemos esquecer que no caso de termos uma carroçaria de um modelo 4X4, (ex: Audi Quattro) devemos recriar o modelo com o mesmo tipo de transmissão, que pode ser feita através de motores com duplo veio, ou correias.
Podem ser usados rolamentos nos eixos e todo o tipo de cremalheiras de aperto, assim como as jantes. É conveniente fazer um patilhão basculante, semelhante aos utilizados em rallys 1/24 classe WRC. Existem vários modos de executar esta peça, que pode ser em arame, fibra de vidro ou carbono. O patilhão aconselhável é o Ninco com mola (não é necessário rebaixar a guia).

Passando agora para a carroçaria, é de referir que a decoração é livre, apenas sendo obrigatório a inclusão de dois dorsais e uma placa de rally, tudo a escala 1/24. Devem ser utilizadas o máximo de peças possíveis incluídas na maquete (retrovisores, apêndices aerodinâmicos, ponteira de escape, etc), no caso de o carro ter peças de motor visíveis, estas peças devem ser incluídas no maior número possível (ex: Lancia 037, Fiat Abarth).É também obrigatória a utilização de um interior completo, isto é, Tablier, Volante, Manete de velocidades e Travão de Mão, Extintor, e Arco de segurança. É ainda obrigatória a utilização de um Piloto e Co-Piloto juntamente com os respectivos Bancos, estas peças podem ser cortadas pela medida necessária de modo a que não interfiram na Mecânica.
Todas estas peças poderão ser coladas a uma bandeja de cartão ou acetato (quanto menos peso melhor). Uma última referencia ao peso total do carro que deve ser no mínimo 125 gramas.
Espero ter ajudado aqueles que tinham duvidas, e fico a espera das vossas miniaturas.

Sem comentários: